Participação final

Comentário 3

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

(BIO_LIC_VB_ERICK_PARIZE) O QUE A DRENAGEM LINFÁTICA TEM EM RELAÇÃO A ANATOMIA:

A drenagem linfática é um procedimento realizado hoje em dia em diversas clinicas. Esse método pode ser utilizado tanto pelo lado estético afim de reduzir inchaços e acúmulos de líquidos, mas hoje em dia esse método já é utilizado no tratamento de doenças, como linfoedema por exemplo, e em recuperação pós cirurgias.

Segundo o site Universo On Line:

“O objetivo da drenagem linfática é agir como coadjuvante para outros tratamentos, diminuir a retenção de líquidos através da massagem, fazendo com que voltem a circular melhor e como consequência, obter a redução de medidas.
É recomendada também para pré e pós-cirurgia plástica e revitalização facial, auxilia toda a circulação de retorno do organismo e a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam entre os tecidos. Por isso ela é uma aliada importante em casos de inchaços, edemas, má circulação, problemas no sistema linfático, casos pré e pós cirúrgicos (gerais) e processos de emagrecimento.“

Mas o que isso tem haver com Anatomia? José Maria Pereira de Godoy e Maria de Fátima Guerreiro Godoy nos explicam:

“Na drenagem linfática, realiza-se a drenagem da linfa, que está dentro do linfático; assim, facilita-se a entrada do fluido intersticial por meio do desenvolvimento de diferentes pressões. A compreensão externa, além de envolver os vasos linfáticos, afeta o interstício celular, no qual se encontra o fluido intersticial, responsável pela formação da linfa, que ocorre após sua entrada no interior do vaso linfático. Desse modo, quando estamos realizando a drenagem linfática, estamos promovendo diferenciais pressóricos. Conclui-se que o objetivo da drenagem linfática é criar diferenciais de pressão para promover o deslocamento da linfa e do fluido intersticial, visando a sua recolação na correndo sanguínea.

Esse conteúdo pode ser dado quando se for falar de Sistema Circulatório e Linfático, ja que com essa informação é possível fazer uma relação entre o conteúdo e o dia-a-dia do seu aluno.
 

Dísponível em: <http://www2.uol.com.br/vyaestelar/drenagem_linfatica.htm>, acesso em 27/08/2014

Imagem Dísponível em: <http://www.uaz.edu.mx/histo/TortorAna/ch22/ch22.htm>, acesso em 27/08/2014

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_NA_LUCIA_KAMINSKI
    Esse assunto é muito interessante, pois as pessoas fazem a drenagem linfática as vezes sem ao menos saber se é benéfico pro corpo, como funciona, e o que ocorre no processo.

    ResponderExcluir