A articulação que mais sofre impacto no nosso corpo é o joelho,andamos para lá e para cá o dia todo, e nem nos damos conta do quanto exigimos dessa articulação. É muito comum sofrer lesões no joelho, por ser muito utilizado e sofrer grande impacto, e é muito mais comum em atletas.
Mas talvez você não saiba que nós mulheres temos características anatômicas que favorecem lesões no joelho! O joelho em X (para dentro) pode causar uma sobre carga e favorecer algum tipo de lesão.
Podemos usar esse assunto para despertar o interesse nos alunos com relação a anatomia do joelho, dentre outras características. Demonstrar que lesões no joelho não são causadas apenas em pessoas que praticam esportes, e que devemos sempre estar atentos ao nosso corpo. Essa curiosidade pode ser trabalhada em uma turma do 1° ano do ensino médio.
Disponível em: <http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/160-anatomia/1968-caracteristicas-anatomicas-das-mulheres-provocam-lesoes-no-joelho>. Acesso em: 09/06/2014.
1_ BIO_LIC_NA _Tania_Mara_Gonçalves
ResponderExcluirRealmente o joelho é a articulação que mais sofre, se me permitem dizer eu sinto isso na pele, ou melhor, no joelho. Mas saber que minha anatomia favorece ainda mais essa condição é uma novidade para mim, e acredito que é para muitas outras pessoas, principalmente para alunos do ensino médio. Essa postagem também é um alerta para o cuidado simples, como alongamento e aquecimento antes de nossas atividades diárias. Realmente muito interessante.
O Blog Anatomia em Foco agradece a sua contribuição.
Excluir1_ BIO_LIC_VB_LILIANE_MULLER_. Conteúdo super interessante, principalmente para as mulheres, pois o joelho é uma das articulações mais importante e com as que nós mulheres menos nos preocupamos. Sabendo essas curiosidades sobre o assunto, chamaria a atenção dos alunos, dando assim uma introdução ao assunto articulação.
ResponderExcluirObrigada pelos comentários.
ResponderExcluir(1_BIO_LIC_VB_Kimberly_Ramos) O assunto é realmente muito interessante como introdução, por colocar o aluno em frente a algo que pode ocorrer com o mesmo, assim chamando atenção deste para melhor aproveitamento e compreensão em aula.
ResponderExcluirO blog anatomia em foco agradece a sua contribuição.
ResponderExcluir