Participação final

Comentário 3

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

(_BIO_LIC_NA_LETICIA_MARIA_BUENO_GANASSOLI) VOCÊ SABIA QUE SEU CORAÇÃO É OCO?

O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.
Observe o esquema do coração humano, existem quatro cavidades:


O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda.
Apesar de seu coração bombear sangue para todo o seu corpo, acredite, ele é oco por dentro. O sangue que passa pelo coração e nutre todos os seus órgãos e tecidos, não o nutre, apenas passa por ele. Mas, ele, como os outros membros do seu corpo, tem artérias coronárias (ramificações da aorta) que servem especialmente para o nutrir.
O coração humano um órgão cavitário (que apresenta cavidade), basicamente constituído por três camadas:
·         Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;
·         Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração;
·         Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.
Quando, por algum motivo, as artérias coronárias – ramificações da aorta – não conseguem irrigar corretamente o miocárdio, pode ocorrer a morte (necrose) de células musculares, o que caracteriza o infarto do miocárdio.
Esse conteúdo seria importante passar em uma turma do ensino médio, é um assunto complexo, que pode levar a surgir várias dúvidas dos alunos, já que é um órgão tão importante do nosso corpo.

Aprenda mais sobre seu coração assistindo a esse vídeo, de curta duração, que explica muito bem como o sangue chega e sai para seu corpo.



Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tf-wvS9g4PI> acesso em 22/09/2014


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

(_LIC_BIO_NA_DAIANE_HYEDA) SISTEMA RESPIRATÓRIO. UMA FANTÁSTICA VIAGEM.

A respiração é muito complexa começando pelo nariz, através da inalação de oxigênio. Dentro do nariz temos pelos que filtram o ar e possuímos alguns canais que umidificam e aquecem o ar que inspiramos. O oxigênio passa pela faringe onde encontram-se as tonsilas faríngeas que servem para fazer a proteção da nossa respiração.
Após passar pela faringe  o ar desce para a laringe, que serve de conector com as traqueias ligando-se aos brônquios  que levam o oxigênio para os pulmões onde acontecerá a troca gasosa. Em seguida o sangue é mandado para o coração onde será bombeado para todo o corpo através das artérias, que se ramificam em vasos linfáticos, oxigenando todos os órgãos e membros do corpo.  O sangue retorna pelas veias com o gás carbônico, que volta para o coração, sendo enviado para o pulmão, cheio de CO2 que o pulmão expulsa para fora pela expiração, fazendo a troca pegando oxigênio e expelindo gás carbônico.
Em anexo vai um vídeo que serve para alunos de ensino fundamental, pois um jeito fácil de compreender e explicar.



 Disponível em :https://www.youtube.com/watch?v=vlY3AOnqLtk acesso 21\09\2014

domingo, 21 de setembro de 2014

(_BIO_LIC_NA_ELISÂNGELA_LIMA. APRENDA BRINCANDO) SISTEMA CIRCULATÓRIO.

O sistema circulatório é formado por uma complexa rede de caminhos, utilizado pelo sangue para transportar oxigênio e nutrientes através do coração, a ''bomba'' encarregada de impulsiona los. Pode se distinguir duas rotas de circulação, a pulmonar encarregada de oxigenar e descarbonar  o sangue e a sistêmica que distribui o sangue para todo o organismo. O sangue é levado para o coração pelas veias e retirado pelas artérias. O coração órgão fundamental é formado por quatro câmaras, ventrículo direito, ventrículo esquerdo, átrio direito e átrio esquerdo.
Um jogo fácil e divertido para fixar o conteúdo dado em sala de aula e prender a atenção do aluno. Um jeito de quebrar a rotina das aulas ensinando de uma maneira mais divertida e lúdica. O uso de jogos tem grande importância no ensino e na aprendizagem de conteúdos, pois apresenta ótimo recurso para o professor diversificar suas aulas.


(_BIO_LIC_NA_GABRIELA_TELEGINSKI_TURRA) MODELO DIDÁTICO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO.

Com esse modelo didático, podemos observar com mais facilidade como funciona o sistema respiratório, usando materiais baratos e fáceis de encontrar.
Para fazer um precisamos de: Garrafas plásticas; bexigas; rolhas; elásticos; tubos em formato de "Y" (pode ser feito com
três canudos colados); fita adesiva.
Para montar, basta cortar a garrafa ao meio e fazer um furo na tampa. Encaixamos no furo da tampa, o canudo com as duas ramificações para dentro da garrafa. Em cada ponta da ramificação, colocamos uma bexiga pequena, e na parte cortada da garrafa encaixamos uma bexiga maior prendendo com elástico. Para fazer a demonstração, puxamos a bexiga para baixo e soltamos, como mostra na imagem. Assim mostrará os pulmões, no caso, a bexiga menor, inspirando e expirando o ar.


(_BIO_LIC_NB_KARINA_SEGURO) ENTENDENDO MELHOR O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO.

Olá! O vídeo abaixo mostra de uma forma simples e fácil de entender, o funcionamento básico do Sistema Respiratório. 
Através do sistema respiratório o organismo humano realiza as trocas gasosas, eliminando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio. Esse processo envolve diversas estruturas, sendo: o nariz (e a cavidade nasal), a faringe, a laringe, a traqueia, os pulmões, os brônquios e os alvéolos pulmonares.
As funções do Sistema Respiratório são: realizar trocas gasosas (entrada de O2 e saída de CO2); possuir os receptores para o olfato; vocalização (voz); eliminação de vapor d'água; filtrar, aquecer e umedecer o ar inspirado. No vídeo sobre o Sistema Respiratório será possível observar todo o caminho que as células percorrem para realizar as trocas gasosas. é bem interessante, vale a pena assistir. É aconselhável ser aplicado em uma aula no oitavo ano (sétima série) do ensino fundamental, pois são noções básicas desse sistema. Bons estudos!


Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=sQU4LVJr7TI >, acesso em: 19/09/2014.

(_BIO_LIC_NB_KARINA_SEGURO) ENTENDA O FANTÁSTICO SISTEMA CARDIOVASCULAR!

Olá! Resumidamente, a função básica do Sistema Cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio as células. Esse sistema consiste no sangue, no coração e nos vasos sanguíneos. O coração é a bomba que promove a circulação de sangue por cerca de 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos espalhados pelo corpo.
O Sistema Cardiovascular possui dois tipos de circulação: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica. A circulação pulmonar consiste em levar sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. O sangue pobre em oxigênio é transportado para os pulmões, onde é liberado dióxido de carbono (CO2) e então é recebido oxigênio (O2). O sangue oxigenado retorna então ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para a Circulação Sistêmica. A circulação sistêmica é a maior circulação, fornece o suprimento sanguíneo para todo o organismo. Ela carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para a células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células
Esse vídeo (de autoria da Superinteressante) irá mostrar de uma maneira simples e bem didática como funciona todo o sistema cardiovascular em nosso corpo. Vale a pena assistir!



Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6lS8EeeuqBw>, acesso em: 02/09/2014.


(1_BIO_LIC_VB_KIMBERLY_RAMOS) ANATOMIA COMPARADA: O HOMEM PERTENCENDO À NATUREZA.

Geralmente quando se fala das características do corpo humano, adota-se a ideia de que nossa espécie corresponde ao máximo de perfeição alcançado pela evolução humana. Infelizmente a natureza não se importa com nosso ego, e somos apenas mais uma espécie a habitar esse planeta.

Uma análise de anatomia comparada permite identificar órgãos homólogos em outros animais, não apenas primatas como nós, mas também de outras ordens ou até classes. A homologia permite mapeamento das origens evolucionárias, permitindo correlações, por exemplo, entre a asa de um morcego e o braço humano, posicionando estas duas espécies como possuidoras de um ancestral em comum. Embora a anatomia clássica se detenha em descrições da forma dos órgãos em análise, a função é indissociável, e possibilita inferir aspectos de seu funcionamento e até do caminho evolutivo da estrutura.


Exemplo de órgãos homólogos: asa de morcego e braço humano (retirado de http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/cacadores-de-fosseis/os-morcegos-e-suas-asas)

Como exemplo, pelo esqueleto de um animal é possível realizar inferências de sua vida e hábitos. Uma inferência possível é a partir da forma do esqueleto e como permite a inserção da musculatura, o que determina como são realizados os movimentos e demonstram semelhanças com outros organismos do mesmo habitat. A seleção natural elege as diferenças que permitem melhor adaptação ao modo de vida do organismo, e deste modo, por milhões de anos vai “moldando” a estrutura, cada vez mais especializadas. Alterações na conformação do crânio, da caixa torácica, do comprimento do corpo e altura dos membros, estão relacionadas a graus de potência para diversas atividades, como andar, correr, voar, nadar, defender-se, etc. Ainda nesse exemplo pode-se citar as diferenças na mandíbula e na dentição de animais carnívoros e herbívoros.


Uma apostila discutindo essas questões foi elaborada por pesquisadores da UNESP e encontra-se disponível em <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo3/umabordagemcontextualizada.pdf>, acesso em 18/09/2014.

(1_BIO_LIC_VB_Dayane_Almeida) MATANDO A CURIOSIDADE.

O sistema respiratório é de suma importância para o organismo, já que é ele que permite as trocas gasosas entre gás carbônico e oxigênio, que é vital para nosso corpo.  Então para começar uma aula sobre sistema respiratório para o Ensino Médio, nada melhor do que tirar algumas dúvidas e esclarecer algumas curiosidades dos alunos, assim eles acabam prestando mais atenção para poder entender como ocorre o funcionamento do corpo humano que é fascinante. 

Alguns exemplos de curiosidades podem ser retiradas do link a seguir.


Disponível em: <http://www.afh.bio.br/curiosidades/curiosidades_fisiologicas.asp> acesso em: 20/09/2014.

(2_BIO_LIC_VB_Milena_Serenato) SUSPIRO E O ESTRESSE.

Para finalizar uma aula sobre sistema respiratório, é interessante mostrar algo que esteja presente em nosso dia a dia, como é o caso dessa reportagem que trata sobre o que é o suspiro e o porque de ele estar ligado com o tédio ou estresse.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

(1_Bio_Lic_VA_Évelin_Vasco) SURPREENDENTE!

Alunos interessam-se por curiosidades, certo? Para deixar uma aula mais interessante e curiosa, a fim de chamar atenção dos seus alunos, basta levarem algo curioso do conteúdo e que traga para nosso dia-a-dia.  

Nosso sistema circulatório tem muito que descobrir principalmente curiosidades que você nem imaginava. Depois de uma aula comum, nada melhor que finalizar contando aos alunos curiosidades como essas. Boa leitura e bom vídeo. 


(_BIO_LIC_NB_BRUNA_ANGELINA_MAYER ) BRINCANDO E APRENDENDO

O Sistema Respiratório, é vital para nós. Composto, basicamente, pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, pulmões e diafragma, ele é responsável pelas trocas gasosas do organismo, fornecendo oxigênio e removendo o gás carbônico.
O site "Atividade Ática Educacional - Sistema Respiratório" contém uma série de jogos sobre esse sistema, ideal para trabalhar em sala, como atividade avaliativa, ou durante a aula, incentivando o aluno e o ajudando a fixar o conteúdo. O site, conta com a possibilidade de imprimir as atividades, facilitando assim a aplicação em sala.

Disponível em <http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/atv4.htm>, acesso em 17 /09 /2014.

(_BIO_LIC_NA_JUSSARA_ALINE _ANDRADE) AS DIFERENÇAS DO CORAÇÃO O HOMEM E DA MULHER

Entre homens e mulheres há enormes diferenças entre elas o coração, o da mulher é menor, as artérias coronárias são um pouco mais estreitas e a frequência cardíaca é maior ou seja é mais acelerado. Como os vasos são mais curtos pode ter mais facilmente acúmulos de gordura. Os sintomas de infarto também são diferentes, na mulher há nausas, dor de estômago e fadiga, já os homens sentem dores no peito e ''enformigamento''. O infarte aparece mais tarde nas mulheres que nos homens geralmente depois da menopausa pois tem muito haver com questões hormonais, há também depois de uma certa idade o acúmulo de gordura no abdômen, o que facilita ainda mais o risco de infarto.
Tratar desse assunto em uma aula de anatomia seria interessante para mostrar aos alunos as diferenças e que os riscos de doenças também são diferentes.


(BIO_LIC_VB_Liliane_Muller) VARIZES

Esse material é interessante para ser abordado após uma aula de sistema circulatório, como curiosidades, já que o assunto é do dia a dia e a maioria das pessoas sofrem com isso, finalizando assim a aula sobre o sistema circulatório.


Disponivel em <http://drauziovarella.com.br/mulher-2/varizes/> acesso em:18/09/2014.

(1_BIO_LIC_VA_Caroline_Antunes) FAÇA SUMIR AS CELULITES.

Um método para acabar com as celulites, com a gordurinha localizada e com o inchaço do corpo é a realização de sessões de DRENAGEM LINFÁTICA. Além de ser recomendada esteticamente a drenagem linfática também é indicada para a melhor circulação dos fluídos corporais e funcionamento do metabolismo.


É interessante este assunto, pois quando falamos em Sistema Linfático pouco os alunos sabem sobre este assunto, alguns nem tem conhecimento do mesmo, porém com situações presentes no cotidiano e que eles têm mais contato (principalmente as meninas), pode-se dar uma introdução ao conteúdo, motivando os alunos a aprendizagem. Neste site temos acesso a várias informações, tais como: o que é a drenagem linfática, como é feitas, seus objetivos, contradições, benefícios e malefícios da mesma e resultados alcançados com sua utilização; 

(1_BIO_LIC_VB_Erick_Parize) AULA PRÁTICA NO ENSINO DO SISTEMA CIRCULÁTÓRIO

Uma das práticas do projeto PIBID na escola, além de desenvolver um projeto, é o auxílio e a observação de como ser um professor.


Dentro de uma das aulas práticas aplicadas, um dos assuntos era o sistema circulatório, nesta aula foram levados corações de galinha, que dentre dos possíveis são os que mais se assemelham ao dos seres humano, por possuírem 4 cavidades, 2 átrios e 2 ventrículos. No andamento da prática foi percebido o interesse dos alunos em reconhecer cada parte de coração e suas divisões, relacionando o que eles estavam vendo com o conteúdo estudado. Isso demonstra como uma aula diferenciada faz uma grande diferença no ensino-aprendizagem.


Fonte: autoria própria.

(1_BIO_LIC_VA_Milena_de_Almeida) FAST FOODS PODEM INFLUENCIAR SUA PRESSÃO ARTERIAL!

Qual adolescente não gosta de um fast food? Mas será que tem interferência em nossa saúde? Eles podem alterar nossa pressão arterial?

Quando se realiza uma aula sobre sistema circulatório, essas são perguntas podem auxiliar na explicação sobre hipo e hipertensão arterial, dentre suas causas e consequências. Outro mecanismo que tornará a aula interessante e fará estimular o interesse dos alunos, através de uma aula mais atrativa e focada para cuidados do cotidiano seria a aferição da pressão arterial dos mesmos. Sendo possível convidar um tec. de enfermagem para auxiliar na aula e assim realizar as aferições. É importante também ensinar os alunos a calcular seu IMC (Índice de Massa Corporal), afinal qual pessoa não tem um parente, amigo ou mesmo um conhecido que tenha problema de hipo ou hipertensão arterial?

O professor é um meio de estimular o aluno ao aprendizado, mas não apenas, é importante que o professor oriente também os alunos que façam associações dos conteúdos ao seu cotidiano, desta forma orientando-os também para uma vida saudável.

Os sites abaixo descrevem informações sobre pressão arterial, inclusive na adolescência, suas causas, consequências e cuidados.

Disponível em: <http://www.ururau.com.br/cidades19706>, acesso em 15/09/2014.


Disponível em: <http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=125>, acesso em 15/09/2014.

(1_BIO_LIC_VB_BARBARA_RESSETTI) O QUE SÃO VARIZES?

São  veias dilatadas e deformadas, que surgem ao longo das pernas, podendo causar inchaço e dor.

Não apenas sendo professor, mas como em muitas profissões, somos submetidos a ficar muito tempo em pé, essa condição é a que proporciona maior ocorrência dessa doença, sendo assim devemos tomar o devido cuidado para que a mesma não faça parte das nossas vidas.

Veias das pernas possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés por gravidade. Quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.


Quando ocorrer inflamação dolorida, com ou sem endurecimento da área, que não desapareça com elevação dos membros, deve se procurar um médico imediatamente.

Disponível em <http://www.angiologista.com/os_tipos_de_varizes.htm>, acesso em 03/09/2014.

(1_BIO_LIC_VB_Paloma_Nathane_Nunes_De_Freitas) SISTEMA CARDIOVASCULAR

O sistema cardiovascular é composto pelo sangue, vasos sanguíneos e pelo coração. Esse sistema é fundamental para o funcionamento de nosso organismo, visto que, ele é o grande responsável por levar oxigênio e nutrientes para as células.

Esse tipo de conteúdo poderá ser trabalhado com o uso de recursos didáticos, como por exemplo, um vídeo, visando facilitar o processo de aprendizagem dos alunos.

Abaixo, no primeiro link, está um vídeo que poderá ser aplicado dentro da sala de aula como forma de fixação do conteúdo. E no segundo link, está um artigo que diz sobre o uso de modelos didáticos em aulas, como por exemplo, o sistema cardiovascular. Artigos como este são fundamentais para que nós, futuros professores, possamos agregar e transmitir conhecimento, garantindo um ensino de qualidade. 


Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=6lS8EeeuqBw>, acesso em 14/09/2014.

Disponível em <http://cac-php.unioeste.br/eventos/anais_biologia/estagio_ciencia/artigo_14.pdf>, acesso em 14/09/2014.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

(_BIO_LIC_NB_VANESSA_RECHETZKI) DOR, QUEIMAÇÃO, INCHAÇO, CANSAÇO. TUDO ISSO NAS PERNAS?! CUIDADO, PODE SER UM ALERTA DE VARIZES.

Varizes são veias superficiais que estão dilatadas. Trata-se de uma afecção cardiovascular, que representa o mau funcionamento da drenagem do sangue das pernas (onde se encontram as varizes) de volta ao coração.
Não se tem uma causa específica, mas pode ser hereditário, ou aparecer em pessoas sedentárias e que permanecem em pé por longos períodos.
Temos dois tipos de tratamento, o clínico (que melhora os sintomas com medicações) e o cirúrgico (que extirpa as veias doentes).



*Curiosidade: varize vem do latim "varix" que significa serpente. Logo, entendemos que é uma veia torta, alongada e dilatada, como podemos observar na imagem abaixo.
Esse material pode ser utilizado após uma aula sobre o sistema circulatório, enriquecendo o conhecimento dos alunos sobre uma doença que afeta esse sistema.


(1_LIC_BIO_KADLYN_MILEK) COMO OCORRE O INFARTO DO CORAÇÃO?

O infarto é uma das doenças que mais mata pessoas no Brasil e no mundo.
O infarto é a morte do músculo cardíaco, decorrente da obstrução de uma artéria coronária, que é artéria responsável pela nutrição do músculo cardíaco.
Durante toda nossa vida, o nosso organismo acumula gordura e colesterol dentro das paredes de nossas artérias. De acordo com os hábitos de vida de cada ser humano, essa substância aumenta com maior intensidade, podendo crescer até impedir a passagem de sangue, assim fazendo com que as células do coração não recebam oxigênio e consequentemente morram.
Um dos sintomas mais descritos é a dor no peito, podendo durar mais que trinta minutos!
O vídeo abaixo, apesar de ser em espanhol explica de maneira interessante e completa como ocorre tal doença em nosso corpo. Podendo ser utilizado, após o conteúdo trabalhado em sala sobre Sistema Circulatório, devido sua grande influência em mortes por doenças cardíacas.


Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r06y8AkfHEk, acesso em 17/09/2014.

(_BIO_LIC_NB_MICHELI_DE_ALMEIDA) OBSERVANDO O CORAÇÃO.

O coração faz parte do sistema cardiovascular,  sua função é bombear sangue e mandar para todo o corpo através dos vasos sanguíneos. Na região interna do coração encontra-se os átrios, ventrículos e as válvulas. O movimento que o coração faz é conhecido como sístole e diástole,  ou seja ocorre uma contração e um relaxamento do órgão. O sangue chega ao coração através das veias e sai através das artérias. 
Nesse vídeo é possível observar o movimento do coração, seria interessante utilizá-lo em sala de aula para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pelo conteúdo. 



Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=21KLpREIp6M Acesso em: 17/09/2014

(_BIO_LIC_NA_VALÉRIA_SOUZA) JOGOS E TESTES DE ANATOMIA!

Este site apresenta diversos testes sobre anatomia, muitos serão muitos úteis no cotidiano escolar. A abordagem dos testes pode ser usada como atividades corriqueiras do dia a dia, ou até um jogo divertido com os alunos. E lá no site, há diversos tipos de testes e uma variedade de conteúdos, vale a pena dar uma olhadinha, conferir seus conhecimentos e já planejar algo em sala com os alunos, para quem já tem um convívio em sala de aula por exemplo.


domingo, 14 de setembro de 2014

(1_BIO_LIC_NB_DANIELA_STADLER) O QUE É E QUAIS OS TIPOS DE COLESTEROL?

O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. O colesterol está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol:
LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento.
HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.



Você pode saber mais sobre esse assunto no site: Disponível em: < http://www.minhavida.com.br/saude/temas/colesterol > , acesso em 10/09/2014.

(1_BIO_LIC_NB_DANIELA_STADLER) O QUE É E COMO EVITAR A PRESSÃO ALTA?

Um dos males que acometem muitas pessoas é a pressão alta, aqui podemos ler sobre ela em um site muito interessante:
A hipertensão arterial ou, simplesmente, pressão alta é gatilho certo para uma série de males, e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório. "Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. São pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro" explica o cardiologista Enéas Rocco.
A doença é crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Mas atenção: ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso.
"Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal" , diz o médico. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na frequência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números.
Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão. Confira no site a seguir este texto e uma lista delas. Tenha uma marca saudável ao seu dia a dia. 



Você pode ler mais sobre o assunto no site: Disponível em: < http://www.minhavida.com.br/saude/materias/1610-siga-estes-10-passos-para-controlar-a-pressao-alta > , acesso em 10/09/2014.

No vídeo a seguir a um resumo muito bom sobre pressão alta, a qual em um assunto em sala de aula sobre Sistema Circulatório por exemplo poderia ser incluído alertando os alunos sobre esse mal que atinge a muitas pessoas.


Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=oSub-7EZucg > , acesso em 10/09/2014.


(_BIO_LIC_NB_LUIZ P. DE CAMARGO) APARELHO DIGESTÓRIO: UMA VIAGEM FANTÁSTICA PELO CORPO HUMANO.

 O aparelho digestório é formado por um tubo muscular, sendo constituído pelo tubo digestório e glândulas anexas. O tubo digestório é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. As glândulas anexas são compostas pelas glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.  
A função da digestão é quebrar as macromoléculas (o arroz, o feijão, o sanduíche que você come) e transformar este alimento em micromoléculas (proteínas, lipídios, carboidratos) para que possa ser aproveitado pelo nosso organismo.               
Estudar e ensinar sobre o aparelho digestório não é uma tarefa fácil. Imaginar o trajeto do alimento por tubos, canais, ora sendo digeridos por substâncias químicas, em outros momentos sendo absorvidos como os sais minerais, lipídios é uma tarefa árdua e que necessita de muita criatividade para tornar agradável o seu aprendizado.
O vídeo abaixo, após uma boa explicação sobre o funcionamento do aparelho digestório, ajuda a fixar o conteúdo. Muito interessante neste vídeo também, é que sua duração é bem pequena, podendo-se pausar o vídeo e explanar sobre o conteúdo demonstrado em apenas uma aula.


Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aJx1DdTMe24, Acesso em 13 set 2014

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

(1_BIO_LIC_VB_BARBARA_RESSETTI) "COVINHAS", UMA MÁ-FORMAÇÃO CONGÊNITA!

As pessoas tem "covinhas" porque seu tecido fibroso adere entre a pele e o osso da mandíbula ou entre a pele e os músculos da face. A pele é "repuxada", causando uma pequena retração. No queixo, ela fica o tempo todo exposta. Mas no rosto aparece ou é acentuada quando a pessoa sorri, porque o músculo da face se estende, puxando as camadas superiores da pele para dentro. Para obter mais informações, esse site abaixo, explica melhor e também é possível tirar algumas dúvidas.




(1_BIO_LIC_VB_PALOMA_NATHANE_NUNES_DE_FREITAS) INFARTO DO MIOCÁRDIO

O corpo humano possui sistemas que estão interligados, garantindo assim, o seu funcionamento. Um exemplo é o sistema circulatório, o grande responsável em levar nutrientes e oxigênio para o nosso corpo. Como futuros professores, precisamos nos preocupar em como aplicar esse conteúdo de forma a garantir um aprendizado eficaz, mas também precisamos inserir informações extras dentro da sala de aula, como por exemplo, as doenças que estão relacionadas ao sistema circulatório. Entre elas, destaca-se o Infarto, por ser um ataque que vem sendo muito comum, é importante trabalhar esse tipo de informação com os alunos, principalmente com alunos do 9º ano, que é onde se insere o estudo de sistemas do corpo humano, para que eles saibam o que é o Infarto, como identificar, saber o diagnóstico e o tratamento.

A SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) vem trabalhando em uma campanha chamada: "Coração Alerta", um dos grandes objetivos desta iniciativa é levar informações a população sobre as doenças cardiovasculares. Abaixo está o link da campanha, e lá é possível encontrar informações sobre o Infarto, além disso, a página apresenta notícias, vídeos e formas de prevenção. Portanto, professores podem extrair informações dessa página para enriquecer sua aula!


Disponível em <http://coracaoalerta.com.br/infarto-2/o-que-e-infarto-miocardio/>, acesso em 01/09/2014. 

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

(1_BIO_LIC_VA_RILARI_ANHAIA) DUAS VOLTAS AO MUNDO ?




 O Sistema Circulatório Humano é composto pelo coração, o sangue e pelos vasos condutores espalhados por todo o organismo. A sua riqueza de detalhes é impressionante e sua importância indiscutível e, para despertar o interesse dos alunos pelo assunto podemos começar aguçando a imaginação. Para isso, nada melhor que fazer comparações.
 Já pensou em dar uma volta ao mundo? Então lhe proponho: que tal duas? Dentro de você existe a possibilidade, sabia?

Se você pudesse medir todas as artérias, veias e capilares do sistema circulatório de um adulto, de ponta a ponta, iria descobrir que juntos eles medem aproximadamente 100 mil km. Por comparação, a circunferência da Terra é de cerca de 40 mil km. Isso significa que os vasos sanguíneos de uma pessoa poderiam envolver todo o planeta cerca de 2 vezes! Confira no link abaixo outras curiosidades sobre o tema.

(1_BIO_LIC_VB_MILENA_SERENATO) ANIMAÇÃO SOBRE OS BATIMENTOS CARDÍACOS.

Utilizando uma tecnologia muito realista, o Hybrid Medical Animation possibilita a visualização de um coração batendo. Além de visualizar externamente seus detalhes, o espectador pode arrastar a barra na parte inferior para direita e substituir o tecido do coração por um tecido transparente, permitindo uma vista das válvulas, ventrículos e átrios. 


Após uma aula teórica, com esse tipo de material didático podemos garantir uma melhor aprendizagem e fixação do aluno sobre o assunto. Assim como uma visualização realista do coração, diferente das imagens que geralmente encontramos em livros didáticos e apostilas.


interactive-heartacesso em 01/09/2014.

(_BIO_LIC_NA_JUSSARA_ALINE_ANDRADE) O MAL DA DEPRESSÃO

Depressão é um mal que atinge milhões de pessoas no mundo todo e vem sendo estudada a décadas, ela afeta o comportamento, a relação com a sociedade, o dia-a-dia  principalmente a saúde das pessoas que sofrem com a doença. Não se tem estipulada uma idade em que a pessoa possa vir a tê-la, isso porque os casos em crianças e adolescentes são existentes.
     A depressão é uma doença psiquiátrica, logo está diretamente relacionada ao cérebro. Existem diferentes níveis, os mais graves podem levar a pessoa a cometer suicídio. Vários fatores podem ocasionar a doença, um muito comum é a morte de alguém da família, por exemplo, em uma criança que sofre bullyng também há o risco de ocorrer.
     Hoje em dia encontra-se muitos tratamentos com comprimidos, eletrochoque, entre outros. O importante é procurar ajuda assim que for descoberta.
     Seria interessante trabalhar esse assunto em sala de aula, pois como muitos jovens e crianças passam por esse problema, seria uma maneira de orientá-los, muitas vezes esse problema pode começar dentro da própria escola, pois sabemos que muitos sofrem bullyng, por exemplo, ou um jovem que não tem um bom convívio com a própria família pode desencadear a doença, então seria de grande utilidade que se falasse mais sobre isso nas escolas.

(_BIO_LIC_NA_KALLINE_VAZ) HIPERTENSÃO , O QUE É ISSO? E COMO PREVENI-LA?

A hipertensão arterial, conhecida também como pressão alta é uma doença caracterizada pressão acima de 14 por 9 mmHg (milímetro de mercúrio) . Cerca de 20% da população brasileira é portadora dessa doença, sendo esta, a principal causa de morte no mundo atualmente, pois favorece várias outras doenças, como insuficiência renal, hipertrofia e insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e demência senil.
Existem duas pressões arteriais a sistólica (quando seu coração bombeia sangue pelas artérias para o resto do corpo) e a diastólica ( é a pressão nas artérias quando seu coração esta em repouso, entre uma batida e outra). O valor normal da pressão sistólica é 120 mmHg, enquanto o valor normal da pressão diastólica é inferior a 80, sendo que igual ou superior a 90 já é considerada hipertensão arterial.
O vídeo a seguir, nos mostra mais detalhadamente o que é pressão alta, como ela ocorre e como prevenir, e pode ser usado após uma aula sobre o sistema circulatório, afim de despertar o interesse dos alunos para a doença, uma vez que esta tem grande relação com o assunto estudado e pode manifestar-se de forma silenciosa e despercebida.

Segue abaixo o link do vídeo no youtube


acesso em 03/09/2014

(1_BIO_LIC_VB_KIMBERLY_RAMOS) SISTEMA CIRCULATÓRIO

Estudiosos como Hipócrates, Aristóteles e Galeno se indagavam há um milênio antes de Cristo, sobre a importância de um órgão até então pouco compreendido: o coração. Devido a esta curiosidade inicial, hoje obtivemos o esclarecimento de dúvidas sobre esse importante constituinte do sistema circulatório. 
O sistema circulatório possui a função básica de levar nutrientes e oxigênio dissolvidos no sangue para todas as células do corpo. Este transporte é realizado por tubos denominados veias, artérias e capilares, e o sangue consegue realizar este percurso graças à função do coração, que é de bombeá-lo para todo o corpo.
O melhor entendimento sobre este sistema é através do estudo não somente do transporte, mas também do que é transportado. Para mais informações sobre o sistema circulatório há, por exemplo, o site “Só Biologia”. Este site traz informações como: constituintes do sangue, funcionamento do coração e curiosidades.
Dentre as diversas informações contidas no site, há o tópico "Faça frio, faça calor, nossa temperatura interna permanece, em condições normais, em torno de 36,5 oC." Esse recurso didático pode ser utilizado pelos docentes em conjunto com livros para elaboração de aulas, pois trata de forma clara sobre o sistema circulatório. Também o discente pode utilizá-lo, obtendo informações de fácil entendimento que auxiliarão na compreensão do assunto.


Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Circulacao.php>. Acesso em 02/09/2014

(_BIO_LIC_NA_TANIA_MARA_GONÇALVES) LESÕES NO CORAÇÃO

A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, é a mais frequente doença cardiovascular, é também o principal fator de risco das doenças renais crônicas, e os mais temidos de todos: o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral o AVC. Provavelmente você conhece alguém, talvez os avós ou até mesmo seus pais, que tenha pressão alta, mas talvez você desconheça as possíveis lesões causadas pela hipertensão no coração, como por exemplo, a densidade do músculo do coração que aumenta causando falta de ar e impedindo o músculo cardíaco de acompanhar o seu crescimento. Como professores é de suma importância alertar nossos alunos sobre os efeitos causados em nosso organismo, levando em conta que essa é uma doença silenciosa e hereditária, que pode também afetar crianças e adolescentes. Esse assunto pode ser mostrado, anatomicamente, pois as lesões podem ser visíveis, como por exemplo, a diferença de tamanho do coração, mais precisamente do ventrículo esquerdo que é o responsável pelo bombeamento do sangue para todo organismo. Você pode estar se aprofundando mais nesse assunto no site a seguir.

Disponível em <http://www.tensoval.pt/possiveis_lesoes_%20no_coracao.phpAcesso em 03/09/2014.

Disponível em <http://www.doutorcoracao.com.br/> Acesso em 03/09/2014.