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quinta-feira, 4 de setembro de 2014

(_BIO_LIC_NB_ANA_CAROLINA_PAVÃO) FADIGA MUSCULAR E DISTENSÕES: ENTENDA O QUE ACONTECE COM VOCÊ AO FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS DE MANEIRA ERRADA

Praticar atividades físicas é um ótimo meio de cuidar da saúde. Inclusive, uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde para ter uma vida longa e saudável é evitar o sedentarismo. Porém, não adianta praticá-los de maneira errada, pois podem acarretar em danos irreversíveis. O ideal é que haja o acompanhamento de um profissional, orientando o aluno passo-a-passo e corrigindo todos os erros. 
Realizando um exercício de maneira errada, há o risco de sobrecarregar alguma articulação ou região muscular que, regularmente, não seria utilizada para aquele movimento. O movimento quando feito errado com grande frequência, pode resultar em tendinite, dores na região lombar, cansaço dos músculos, problemas posturais, ou lesões em alguma articulação ou nos músculos.  
Eis dois dos problemas mais comuns dos praticantes de esportes: a fadiga muscular e as distensões. Para saber o que acontece, como evitar, e para conhecer os tratamentos para esses problemas, que, quando não tratados, vão gradativamente piorando, acesse o blog Bolão Sábado. 
A escola é um importante espaço para disseminar informação para crianças e jovens sobre a importância da prática da atividade física, em prol de uma vida mais saudável, pois acaba desenvolvendo o interesse dos alunos pelas atividades abordadas nas aulas. 
A organização Health Behaviour in School-Aged Children – HBSC mostrou num estudo que somente 20% dos adolescentes anos realizam atividade física com duração de uma hora ou mais, variando de 15% para as meninas e 25% para os meninos. Outros estudos nesta área mostram que a prática de atividade física mais frequente entre meninos é uma tendência mundial.  
Um estudo de revisão de literatura sobre intervenções na atividade física na América Latina, desenvolvido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, o Ministério da Saúde e universidades americanas e brasileiras, destacaram a aula de educação física como forte estratégia para aumentar a prática de atividade física por crianças e adolescentes.  
Em sala de aula, planejado com antecedência pelos professores, esse conteúdo pode ser aplicado em uma aula bem dinâmica e diferenciada, promovendo a interdisciplinaridade entre o conteúdo de biologia e de educação física. Podendo ser no pátio do colégio, na quadra de esportes, ou em qualquer local aberto - saindo da sala de aula, quebrando a rotina dos alunos - a fim de interessá-los mais tanto pela atividade física, quanto pela parte biológica da mesma. A aula aborda uma questão importante, visto que a maioria das crianças que praticam esportes não dão tanta importância ao alongamento, relaxamento, pausa para descanso e hidratação do corpo.
 
Disponível em <http://bolaosabado.blogspot.com.br/2009/03/curiosidade-medica-musculos-distensao-e.html>, acesso em 29/08/2014. 
Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/pense/comentarios.pdf>, acesso em 02/09/2014.

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