Praticar atividades físicas é um ótimo meio de cuidar da saúde. Inclusive, uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde para ter uma vida longa e saudável é evitar o sedentarismo. Porém, não adianta praticá-los de maneira errada, pois podem
acarretar em danos irreversíveis. O ideal é que haja o acompanhamento de um profissional, orientando o aluno passo-a-passo e corrigindo todos os erros.
Realizando um exercício de maneira errada, há o
risco de sobrecarregar alguma articulação ou região muscular que, regularmente, não
seria utilizada para aquele
movimento. O movimento quando feito
errado com grande
frequência, pode resultar em tendinite, dores na região lombar,
cansaço dos músculos, problemas posturais, ou lesões em
alguma articulação ou nos músculos.
Eis dois dos problemas mais comuns dos praticantes de esportes: a fadiga
muscular e as distensões. Para saber o que acontece, como evitar, e para
conhecer os tratamentos para esses problemas, que, quando não tratados, vão
gradativamente piorando, acesse o blog Bolão Sábado.
A escola é um importante espaço para disseminar informação para crianças e jovens sobre a importância da prática da
atividade física, em prol de uma vida mais saudável, pois acaba desenvolvendo o interesse dos alunos pelas atividades abordadas nas aulas.
A organização Health Behaviour in School- Aged Children – HBSC
mostrou num estudo que
somente 20% dos adolescentes anos realizam atividade
física com duração de uma hora ou
mais, variando de 15% para as meninas e 25% para os meninos. Outros estudos nesta área mostram que a prática
de atividade física mais frequente
entre meninos é uma tendência mundial.
Um
estudo de revisão de literatura sobre intervenções na atividade física na América Latina, desenvolvido pelo
Centro de Controle e Prevenção
de Doenças (CDC) dos EUA,
o Ministério da Saúde e universidades americanas e brasileiras, destacaram a aula de educação física como forte
estratégia para aumentar a
prática de atividade física por crianças e adolescentes.
Em sala de aula, planejado com antecedência pelos professores, esse conteúdo pode ser aplicado em uma aula bem dinâmica e diferenciada, promovendo a interdisciplinaridade entre o conteúdo de biologia e de
educação física. Podendo ser no
pátio do colégio, na quadra de esportes, ou em qualquer local aberto - saindo da sala de aula, quebrando a rotina dos
alunos - a fim de interessá-los
mais tanto pela atividade
física, quanto pela parte
biológica da mesma. A aula aborda uma questão importante, visto que a maioria das crianças que
praticam esportes não dão tanta importância ao alongamento, relaxamento, pausa
para descanso e hidratação do corpo.
Disponível
em <http://bolaosabado.blogspot.com.br/2009/03/curiosidade-medica-musculos-distensao-e.html>,
acesso em 29/08/2014.
Disponível
em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/pense/comentarios.pdf>,
acesso em 02/09/2014.
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