Participação final

Comentário 3

sábado, 31 de maio de 2014

(1_BIO_LIC_NB_DANIELA_STADLER) O MAL DE ALZHEIMER

O vídeo a seguir mostra os estágios da doença de Alzheimer, uma doença que atinge o cérebro causando sua deterioração, como perda de memória principalmente, a orientação espacial, a capacidade de se movimentar em estágios mais avançados e outros. É uma doença que atinge mais os idosos de 65 anos adiante. Atualmente não se sabe a causa desta doença, mas acredita-se que deve haver alguma herança genética. Ainda não há cura. 


  Para mais informações acesse este site do Dr. Drauzio Varella, o qual fala sobre causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e algumas recomendações.

terça-feira, 27 de maio de 2014

(1_BIO_LIC_VA_CAMILA_RICKLI) ATUALMENTE VIVEMOS NA BUSCA INCESSANTE DE VENCER OS DESAFIOS QUE SÃO COLOCADOS REFERENTES A EDUCAÇÃO


Como estudantes de licenciatura é importante ressaltarmos que seremos professores e responsáveis pela educação dos futuros cidadãos. Portanto vale esclarecer que atualmente vivemos na busca incessante de vencer os desafios que são colocados referentes à educação. Indisciplina, dispersão, inconveniência, confusões, dificuldades de todo tipo perturbam a realização das propostas que o docente trás para a sala de aula. Porém cabe ao professor o dever de tornar a aula interessante estimulando a curiosidade dos alunos para que eles se sintam motivados a aprender e apreender o conteúdo, mesmo com tantos desafios a serem enfrentados.

Quando se trata de Anatomia Humana, este desafio se torna ainda maior, pois muitas vezes este conteúdo trata-se de temas muito abstrato, dificultando a compreensão e interesse dos alunos.
Portanto para nos esclarecer sobre a Anatomia Humana e a dificuldade de se aplicar esse conteúdo dentro da sala de aula, convidei a professora de Ciências e Biologia Adriane Dall’Acqua Oliveira para uma entrevista, com o intuito de nos ajudar a enfrentar essas dificuldades, nos alertando para possíveis erros e soluções.


Camila: Qual a importância de se aprender/ensinar Anatomia Humana no ensino fundamental?
Adriane: Primeiramente fazer com que os alunos conheçam seu próprio corpo, as partes que compõem e ainda, conhecer através dos nomes as especialidades médicas existentes.
Camila: Você considera esse conteúdo interessante na visão dos discentes?
Adriane: Sim, mas precisa ser contextualizado para que o discente possa relacionar o conteúdo aprendido com a sua prática social. E ainda, que esse conhecimento contribua para a sua emancipação social se não for assim se tornará mais um monte de nomes difíceis de decorar apenas para fazer as provas.
Camila: A Anatomia Humana é difícil de ser compreendida pelos alunos, uma vez que se trata na maioria das vezes de estruturas internas que não podem ser visualizadas. Quais estratégias podem ser utilizadas para que este conteúdo se torne menos abstrato e mais interessante dentro da sala de aula?
Adriane: Torsos, que existem na maioria das escolas e permitem você ir desmontando e depois montando novamente, vídeos e figuras.
Camila: Quais as maiores dificuldades você tem enfrentado ao ensinar esse conteúdo?
Adriane: A maior dificuldade é que muitos livros didáticos estão desatualizados em relação à nomenclatura, e ainda abordar a História e Filosofia da Ciência, nos conteúdos de acordo com as diretrizes, pois trazem os recortes históricos que desenvolveram os pensamentos biológicos. Tentando sanar essa lacuna, fizemos um curso de atualização para alguns professores da rede em 2008 e 2009, no laboratório de anatomia da UEPG com o professor Giovani Fávero que fez uma abordagem bem interessante associando a História e Filosofia da Ciência ao conteúdo de anatomia, o curso foi de 50 horas e os poucos professores presentes (15 em cada turma), pois o laboratório não comporta muitos alunos, gostaram muito e com certeza deveria ser feito novamente.
Camila: É possível que nós, acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas, enfrentemos as mesmas dificuldades que você enfrenta hoje, mesmo que tenham se passados anos. Quais conselhos você nos daria para uma melhor compreensão dos alunos referente a esse conteúdo?
Adriane: Sim, pois os livros didáticos são geralmente os mesmos, essa abordagem que traz a história e filosofia da ciência não foi ensinada a nenhum dos professores de Ciências da rede e não sei se hoje é ensinada dessa maneira hoje na licenciatura, porém faz parte tanto das Diretrizes Curriculares Estaduais de Ciências e Biologia, como também das Orientações Curriculares Nacionais.
Em relação a conselhos, acho que uma maneira interessante de conseguir chegar aos alunos é contextualizando e trazendo diferentes metodologias, principalmente práticas que permitam que o aluno se envolva no processo de ensino e reconheça esse conteúdo na sua prática social, como um conteúdo importante para a sua vida e não apenas nomes científicos para serem decorados para as provas.


Professora Adriane Dall’Acqua de Oliveira


Segue um vídeo como exemplo de diferentes materiais que podem ser utilizados em sala de aula, de forma contextualizada e que os alunos se sintam interessados.


Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=k6vYxnPZ8Ac> acesso em 21/05/2014

domingo, 25 de maio de 2014

(BIO_LIC_NB_LUIZ_CAMARGO) COMO SÃO FEITOS MODELOS ANATÔMICOS?

Muitas vezes, ao se estudar determinados músculos, articulações ou outras estruturas anatômicas, as mesmas podem estar laceradas ou colabadas devido ao excesso de uso;  ou até mesmo devido à  má dissecação e a dificuldade de se conseguir cadáveres para estudos. Podemos pensar então na utilização de um atlas, mas o mesmo não nos dá a mesma imagem tridimensional de uma peça anatômica a qual podemos sentir manualmente. Também não precisamos de luvas e nem da fragrância "deliciosa" do formol. Por isso, a peça anatômica industrializada tem suas vantagens. E pensando nisto, resolvi postar este vídeo explicando como são feitos os moldes anatômicos. É evidente que os materiais sintéticos não substituem os cadáveres. Isto foi até uma tese de doutorado  da USP de Thelma Renata Parada Simão Marsola (Doação Voluntária de Corpos para Estudos Anatômicos, 2013), onde na aplicação de um de seus questionários, indaga se podem ser substituídos cadáveres por materiais sintéticos  ou tecnologia de imagens (ressonância, tomografia...), 78,5% dos entrevistados responderam que não (p. 60).  Porém, como seremos futuros educadores, poderemos nos deparar com alguns questionamentos dos nossos alunos: ¨como é feito esta peça anatômica? É feito manualmente, mecanicamente; é pintado a mão ou robotizado? Para que tenhamos o devido conhecimento, aí está o vídeo.


MARSOLA, T. R. P. S. Doação Voluntária de Corpos para Estudos Anatômicos. Tese de Doutorado da USP. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-05082013-120751/pt-br.php.>, acesso em 25 maio de 2014.

(1_BIO_LIC_VA_ÉVELIN_VASCOS)- COMPARADOS A UM EDIFÍCIO!

Nesse vídeo mostra como os ossos são formados, como são classificados e suas funções. Uma breve história bem resumida e interessante para se aprender um pouco sobre nosso esqueleto. Esse material pode ser aplicado no final de sua aula sobre ossos, assim depois de uma longa explicação seus alunos compreenderam melhor. Bom estudo!
Disponível em <http://bionarede.com.br/ossos-do-corpo-humano/>, acesso em 19/05/2014. 

sexta-feira, 23 de maio de 2014

(1_BIO_LIC_VB_BARBARA_RESSETTI_DA_SILVA) OSSOS DE VIDRO

Também conhecida como Osteogénese imperfeita (doença de Lobstein) é uma doença dos ossos de origem genética. Pessoas que nascem sem a proteína necessária (colágeno Tipo 1) ou sem capacidade de sintetizar. O colágeno é um importante componente dos ossos, sendo assim estes que não possuem ou sintetizam frágeis, anormalmente quebradiços. Muitas crianças que nascem com fraturas não sobrevivem por muito tempo.



A falta do colágeno afeta não apenas os ossos, mas toda a estrutura do corpo que utiliza essa proteína (pele, vasos sanguíneos).
É uma doença rara. A quebra dos ossos é o sinal mais evidente. São frágeis que até mesmo em um pequeno esbarrão pode causar fraturas. Existem também fraturas espontâneas, que ocorrem sem nenhuma cauda aparente. Sendo assim ficou conhecida popularmente como Doença dos ossos de vidro.
Encontrei este site abaixo onde explica melhor a doença e seu tratamento.

(1_BIO_LIC_VB_MILENA_SERENATO) O QUE O SEDENTARISMO PODE ACARRETAR:

A postura do ser humano passou por grandes alterações durante milhares de anos. Segundo a teoria da evolução de Darwin, nossos ancestrais passaram por etapas. Inicialmente viviam em árvores, depois para o solo firme sobre quatro apoios, e para a atual posição bípede. Porém, somente com modificações em sua estrutura original, que a coluna vertebral se acomodou a posição vertical. Se observada de perfil, a coluna vertebral tem quatro curvas fisiológicas que tem por objetivo distribuir as forças que atuam sobre o corpo humano. (DETSCH; CANDOTTI  apud ASHER, 1976 BLACK, 1993).
Hábitos errados como: manter-se muito tempo em uma única posição, carregar peso excessivo e a falta de atividade física podem gerar desvios anormais ou acentuamento de curvas normais na coluna vertebral, denominados desvios posturais. Que muitas vezes levam o uso incorretos das outras articulações corporais, enrijecimento e encurtamento dos músculos, quadros de dor e alterações visíveis na coluna vertebral.
Na escoliose, há uma ou mais curvaturas na coluna em sentido lateral, perceptível em uma posição ventral ou dorsal. Na hiper cifose, há um aumento anormal da curvatura da região dorsal (costas), dando à pessoa um aspecto de corcunda. E já na hiper lordose ocorre um aumento anormal da curva lombar, dando-nos a impressão de que as nádegas destas pessoas são mais salientes.                          






Tanto no ensino fundamental como no ensino médio,onde o estudo do corpo humano é apresentado na matéria de ciências e educação física, respectivamente, serve como alerta aos alunos que sentam incorretamente, e carregam mochilas pesadas e de forma errada. E assim, vai o incentivo da prática de esportes, para se ter uma boa saúde.
Vale ressaltar, que uma vida saudável não depende só da atividade física e sim de uma alimentação adequada, já que a obesidade também pode acarretar a desvios posturais.

DETSCH, Cíntia; CANDOTTI, Claudia Tarrago. A incidência de desvios posturais em meninas de 6 a 17 anos da cidade de Novo Hamburgo. s.l., s.d.


(1_BIO_LIC__LILIANE_MULLER) TECIDO ÓSSEO

Este vídeo é uma apresentação do tecido ósseo, suas principais características, funções do tecido ósseo e suas principais células. O vídeo sera apresentado apos uma aula sobre o tecido ósseo para alunos do ensino médio, onde através do vídeo sera demostrado detalhes específicos sobre a aula. e também através do mesmo sera lançado perguntas para os alunos, concluindo assim a aula.



Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=DWLc3vxBX2A> acesso em 15/05/2014


(1_BIO_LIC_NB_SAMARA_SANTOS) OLHOS: ALGO RELATIVAMENTE PEQUENO, PORÉM COM UMA INFINIDADE DE DETALHES.

Talvez muitas pessoas, assim como eu, possuem certo medo e relação aos olhos devido a sua sensibilidade. Mas afinal, o que há tanto neste ''objeto'' o qual é tão difícil de viver sem? Assista o vídeo abaixo e descubra! 


Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=nGGdbYLuLGg>, acesso em 18/05/2014.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

(1_BIO_LIC_NA_JUSSARA_ALINE_ANDRADE) MEDULA ÓSSEA

Todo mundo já ouviu falar alguma vez na vida sobre medula óssea, mas, muitas pessoas têm dúvidas sobre onde é formada, o que produz e confundem muitas vezes a sua função. A medula óssea, popularmente conhecida como tutano é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e produz os elementos do sangue como hemácias, leucócitos, plaquetas, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos. Ela é constituída por um tecido esponjoso que se localiza na parte interior dos ossos longos. A medula óssea que faz a renovação dos componentes sanguíneos.


Disponível em: <http://www.alunosonline.com.br/biologia/medula-ossea.html>, acesso em 21/05/2014.

(1_BIO_LIC_NA_LUCIA_KAMINSKI) JOGO DE ANATOMIA

O jogo didático faz com que o aluno tenha uma atividade mais lúdica e prazerosa, sendo que essa atividade é uma forma viável para que ele adquira mais conhecimento sobre o assunto estudado.
Esse jogo é interessante para estudar anatomia, pois ele utiliza uma ferramenta moderna e criativa, assim estimulando o aprendizado.
Segundo FORTUNA, “Enquanto joga o aluno desenvolve a iniciativa, a imaginação, o raciocínio, a memória, a atenção, a curiosidade e o interesse, concentrando-se por longo tempo em uma atividade (FORTUNA. T.R, 2003. p. 15-17) Já KISHIMOTO, afirma que “O jogo não é o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático especifico resultando em um empréstimo da ação lúdica para a compreensão de informações (KISHIMOTO, T.M, 1996).
O único problema encontrado nesse jogo é o fato dele ser em inglês, pois desta forma fica mais difícil a compreensão do conteúdo pelos alunos, pois infelizmente a grande maioria deles não compreendem o inglês.
E acredito que essa forma lúdica de aprendizagem deve ser levado para todos os alunos em questão.


Disponível em < http://www.anatomyarcade.com/games/WAB/WAB.html > acesso em 21/05/2014.

(1_BIO_LIC_NB_ANA_CAROLINA_PAVÃO) ENTENDA MELHOR A SENSAÇÃO DE ESTAR CAINDO, QUE TE FAZ ACORDAR ASSUSTADO QUANDO ESTÁ PEGANDO NO SONO.

Sabe quando você está quase dormindo e acorda no pulo, com a sensação de estar caindo? Chama-se espasmo hipnico, uma contração involuntária dos músculos, capaz de despertar alguém violentamente. Pode ser restrito a um grupo de fibras musculares, envolver todo o músculo ou um grupo deles. Esses espamos são mioclonias, muitas vezes correlacionadas a epilepsia. Relacionado a noites mal dormidas, ansiedade, fadiga, distúrbios de sono, desconforto físico, entre outros sintomas, trata-se de uma confusão do cérebro. O corpo entra em relaxamento profundo, mas a mente não para. Nesse momento o cérebro emite um alerta para o corpo reagir a algum perigo, dando a sensação de queda. 
A cafeína pode ser um fator impulsionante, por dificultar o relaxamento de algumas pessoas e o consumo de cerveja pode aumentar a frequência com que ocorrem. Mas não há com o que se preocupar, esses espasmos são normais e fazem parte do processo do nosso sono.
O link seguinte mostra um vídeo sobre o assunto: <https://www.youtube.com/watch?v=ZhthtYB-HjE&hd=1.

Disponível em: <http://www.outramedicina.com/1075/espasmo-hipnico-voce-pula-durante-o-sono>, <http://www.wisegeek.com/what-is-a-hypnic-jerk.htm> e <http://www.facafisioterapia.net/2011/04/o-que-e-mioclonia.html>, acesso em 21/05/2014.

(1_BIO_LIC_VB_KIMBERLY_RAMOS) A ANATOMIA DOS OSSOS E A COMPOSIÇÃO DOS SÍTIOS FOSSILÍFEROS: EXEMPLO DE UMA CIÊNCIA FORENSE.

Este material pode ser utilizado como curiosidade em uma introdução ao assunto de articulações, mostrando sua aplicabilidade tanto na investigação forense quanto na paleontologia e arquiologia. Dados advindos de estudos anatômicos encontram aplicabilidade em diversas áreas correlatas. Um exemplo dessa aplicação é na arqueologia e paleontologia, por meio da ciência denominada Tafonomia. Essa ciência estuda os processos que agem na vida de um fóssil, ou seja, desde sua morte até ser encontrado pelo pesquisador. Dentre os fatores fundamentais para a tafonomia de vertebrados pode-se citar a desarticulação e a composição dos ossos em questão. Por isso é fundamental conhecer os aspectos tafonômicos que regeram a origem de determinado sítio fossilífero, conceitos que também podem ser aplicados para investigações forenses.
Visando compreender o que acontece com um vertebrado após sua morte, um pesquisador chamado Toots (num trabalho de 1965) estudou os processos de desarticulação, enumerando a ordem natural em que as peças esqueletais se desprendem da carcaça, chegando à seguinte sequencia:

1) desconexão do crânio;
2) desencaixe da mandíbula;
3) desconexão das cinturas pélvica e escapular;
4) desconexão dos membros em ossos isolados;
5) desencaixe das costelas;
6) desarticulação da coluna vertebral.



Esqueleto de vaca em estágio intermediário de desarticulação. Nas fotos pode-se observar que os ossos do crânio e dos membros já estão desarticulados e levemente transportados para longe do resto do esqueleto, mas a coluna vertebral ainda se mantém firmemente conectada. Isso ocorre porque os ligamentos que a mantém unida são mais resistentes que os demais (Fonte: http://www.ufrgs.br/paleodigital/Tafonomia2.html)

Com base nestes dados, Voorhies num trabalho de 1969 elaborou três grupos para compreender o transporte desta estruturas ósseas, que ficaram denominadas como Grupos de Voorhies. Estes grupos levam em consideração a facilidade que determinados ossos tem de serem transportados:
Grupo 1: Composto por tarsais, carpais e falanges, são mais facilmente transportados.
Grupo 2: Engloba os elementos removidos gradualmente por rolamento e/ou saltação.
Grupo 3: Composto por elementos pesados que são pouco transportados, tais como crânio e mandíbula.


Restos esqueletais de um cinodonte, parente dos mamíferos, que viveu no período Triássico (245 a 208 Ma). (A) dentes (A), vértebras (B), fêmur (C) e crânio (D) encontrados juntos, indicando que não houve seleção por transporte hidráulico (Grupos de Voorhies) (Fonte http://www.ufrgs.br/paleodigital/Tafonomia3.html).


Deste modo, ao se encontrar uma concentração de elementos ósseos pequenos pode-se inferir que houve significativo transporte seletivo, e que esse sítio corresponde à uma ocorrência alóctone, ou seja, distante do local de morte. Em contrapartida, geralmente onde se encontra o crânio e mandíbula, pode-se dizer que se não está no sítio de morte, está muito próximo a ele.
Torna-se importante salientar, que nem sempre um baixo grau de desarticulação significa pouco transporte, pois pode ocorrer de carcaças inchadas pelos gases da putrefação, serem transportadas para longe de seu local de morte, quando incorporadas pela carga do canal antes que estes gases escapem e a carcaça afunde, assim representando falsamente o sítio de morte. Pode-se detectar esta situação observando se há um modo caótico na disposição dos ossos, uma vez que quando o gás escapa, o organismo afunda e a preservação ocorre do jeito que a carcaça se acomodou no fundo do corpo d'água.



Este espécime da ave primitiva Archaeopteryx lithographica, encontrado na Formação Solnhofen, do Jurássico Superior (161 a 145 milhões de anos atrás) apresenta uma curvatura cervical bastante comum em carcaças preservadas sem terem sofrido transporte (Fonte http://www.ufrgs.br/paleodigital/Tafonomia3.html).


Portanto nem sempre será fácil observar se o cadáver ou o fóssil encontra-se em seu sítio de morte, sendo a análise tafonômica fundamental para elucidar esta questão.



Fontes:

Disponível em <http://www.ufrgs.br/paleodigital/Tafonomia.html>, acesso em 28-05-2014.

HOLZ, M.; SIMÕES, M.G. Elementos fundamentais de Tafonomia. Porto Alegre: ed. UFRGS, 2002.

(1_BIO_LIC_NB_DANIEL_FELIPE‏‎) PORQUE AO CORRERMOS OU AO FAZER ESFORÇO FÍSICO SENTIMOS "PONTADAS" ABAIXO DAS COSTELAS?"

A famosa “pontada”, dor forte sentida logo abaixo da região das costelas enquanto se realiza corrida, ou quaisquer outras atividades, pode ser ocasionada por dois motivos:
1. Esforço físico muito grande, maior do que o corpo pode aguentar – o que pode estar associado também à falta de condicionamento físico da pessoa;
2. Respiração errada enquanto realiza a atividade física, por exemplo, na hora de dar as passadas na corrida.

"Respirar muito superficialmente faz com que o diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen, contraia e relaxe rápido demais, podendo apresentar um espasmo, uma espécie de cãibra, e daí vêm as dores", afirma a educadora física Carolina de Sousa. Quando o estômago muito cheio pode levar o diafragma a entrar em espasmos, pois nessa condição o músculo ficaria tocando constantemente no estômago durante a inspiração. Recomenda-se uma alimentação saudável e moderada antes da atividade física, atentando para ingerir a quantidade necessária. Uma dica para evitar a "pontada" quando ela ocorrer é diminuir o ritmo da atividade imediatamente, procurando respirar profunda e vagarosamente, pressionando o local da dor com os dedos. Outra atitude que pode dar resultado é intensificar a respiração no momento da dor, expirando várias vezes de maneira forte e prolongada. Um fator importante para a prevenção dessas dores é a respiração. Para iniciantes em atividades físicas, o ideal é iniciar com um ritmo mais lento para acostumar-se com uma frequência respiratória, começando com aquecimentos antes das atividades sempre.

Acertar a respiração faz a diferença!

Abaixo podemos ver algumas dicas que podem ajudar a evitar as incômodas dores enquanto se exercita.
-Procure respirar inflando o abdômen, e não erguendo os ombros ou estufando o peito - uma respiração curta que provoca ansiedade e dá pouco fôlego. A respiração pelo abdômen relaxa o diafragma, enquanto a outra obriga o músculo a se contrair e relaxar muito rapidamente, com intervalos muito curtos, o que pode provocar as pontadas.
-Vale a pena ressaltar que necessitamos realizar exercícios físicos com frequência, (pois estes auxiliam na calcificação dos ossos, nos garantindo ossos mais fortes) atentando para estes cuidados com a respiração, evitando assim as famosas “pontadas”.

(1_BIO_LIC_​VB_PALOMA_​NATHANE_NUNES_DE_FREITAS) O QUE É A JOANETE? ELA PODE TER VÁRIAS EXPLICAÇÕES, UMA LOCALIDADE NA REGIÃO DA CATALUNHA, NA ESPANHA, O NOME DE UMA MULHER OU SIMPLESMENTE O NOME DE UMA PATOLOGIA ORTOPÉDICA.

O propósito dessa postagem tem como objetivo o entendimento sobre uma deformidade óssea popularmente conhecida como “Joanete”. Mulheres têm mais chances de desenvolvê-la pelo uso contínuo de sapatos apertados, de bico fino ou salto alto. Porém, vale lembrar que essa deformidade também pode ser causada por fatores genéticos e ou hereditariedade. Além dos vídeos, tem uma reportagem da matéria em um site que explica de maneira simples o que é a Joanete, suas principais causas e seus tratamentos, que vão desde uma ação preventiva até em últimos casos uma cirurgia. Seria interessante que esse conteúdo fosse trabalhado com alunos da 8º ano (antiga 7ª série), visto que é onde se inicia o estudo do corpo humano. Uma aula com um foco maior nos ossos do pé e uma ampla discussão sobre patologias ortopédicas, no caso, envolvendo a Joanete. 

Vídeo parte 1

Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=K9nFKz4zOt8>, acesso em 18/05/2014.


(1_BIO_LIC_NB_KARINA_SEGURO) MÚSCULOS: COMO FUNCIONAM?

Olá leitores! Esse vídeo do link abaixo mostra como é o funcionamento dos músculos, mostrando seus tipos (cardíaco, esquelético e liso). É possível entender como as moléculas de ATP entram em ação para dar energia aos músculos. Faz parte de uma aula para o ensino médio. Bom estudo!





Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=wBk3ehteTmE >, acesso em 21/05/2014.

(1_BIO_LIC_NA_THAIS_MAIA) POR QUE QUANDO ESTRALAMOS OS DEDOS FAZ BARULHO?

As articulações são envolvidas por uma espécie de cápsula. Essa cápsula contém um líquido que funciona como lubrificante.  Além do líquido existem bolhas de gases.
Então quando esticamos as articulações essas bolhas estouram. 




(1_BIO_LIC_NA_DAIANE_HYEDA) FORTES DORES NAS COSTAS?


  
Fortes dores nas costas? Pode ser uma hérnia de disco!
Como sabemos a coluna vertebral é constituída por um seguimento de vértebras, que nelas são encaixadas as costelas com a função de proteção dos nossos órgãos internos.
Entre as vértebras temos discos de cartilagem, que servem para fixar uma à outra, mas, ao receber um forte impacto esse disco se rompe formando a hérnia de disco, causando muita dor, amortecimento das pernas formigamento e sensibilidade, como podemos ver no vídeo e na imagem.




Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jPkFcUE-pdoa>, acesso em 19\05\2014.

(1_BIO_LIC_NB_KETLYN_HELENA_MACHADO) OSSOS OU CRISTAIS?

 A Osteogênese Imperfeita é uma doença genética e/ou hereditária. Vulgarmente conhecida como “doença dos ossos de cristal”, ela se caracteriza pela fragilidade com que ocorrem as fraturas, sendo elas espontâneas ou por movimentos simples, como um abraço.
          Esta doença pode ser classificada em quatro tipos, de acordo com sua gravidade. Pelo fato de não ser muito conhecida, não possui um estudo epidemiológico, porém segundo a Associação Brasileira de Osteogênese Imperfeita (ABOI), em nosso país, cerca de 12 mil indivíduos convivem com a doença.
          O vídeo abaixo, realizado pela Universidade Católica de Pernambuco traz detalhes da doença e seu tratamento, mostrando casos e relatos, de portadores, familiares e médicos.



terça-feira, 20 de maio de 2014

(1_LIC_BIO_NA_KADLYN_MILEK) MOVIMENTOS ARTICULARES!


As articulações do nosso corpo tem como função ligar um osso à outro. Elas nos ajudam a realizar movimentos como correr, dançar, nadar entre outras inúmeras atividades.
Abaixo segue figuras demonstrando alguns dos movimentos realizados por elas, de forma a auxiliar no compreensão sobre o assunto:

 



Disponível em: <http://dc693.4shared.com/doc/vhQdm_sQ/preview.html> acesso: 18/05/2014

segunda-feira, 19 de maio de 2014

1_BIO_LIC_VA_CAROLINE_ANTUNES) ENTENDA COMO FOI SOFRIDA A FRATURA DE ANDERSON SILVA

Há alguns meses Anderson Silva ao enfrentar Chris Weidman em uma revanche de UFC deixou o publico surpreso e arrasado ao terminar a luta com uma fratura gravíssima nos ossos da perna, tíbia e fíbula. 
O assunto foi muito polêmico e muito comentado por muitas semanas, mas pouco se falou da visão anatômica dessa fratura. Então o site do canal Sport Tv criou uma notícia nos possibilitando ter essa visão anatômica, e entender como essa fratura foi sofrida.
Como conteúdo em sala de aula, pode-se empregar essa notícia no ensino do Tecido Conjuntivo Ósseo no 3º ano do ensino médio, de modo em que os alunos possam reconhecer e entender um pouco mais sobre a Osteologia, a nível mais de curiosidade, pois no ensino básico não se tem muito a noção de estudar especificamente os ossos.  

Info FRATURA E CIRURGIA de Anderson Silva - 2 (Foto: Infoesporte)


(1_BIO_LIC_NA_GABRIELA_TELEGINSKI_TURRA) UMA IMAGEM PARA AJUDAR NO ESTUDO DOS OSSOS.

Uma pequena ajuda criativa para memorizar alguns nomes de ossos.



(1_BIO_LIC_NA_GABRIELA_TELEGINSKI_TURRA) ADEUS GESSO! NOVO ACESSÓRIO QUE ACELERA A CURA DE OSSOS QUEBRADOS.

Quem já teve um osso quebrado sabe como é desagradável usar gesso, mas agora, além de não lhe trazer incomodo, o acessório acelera na recuperação do osso. Esse acessório, chamado de "Cortex", é um periférico de plástico todo vazado, ele é impresso por uma impressora 3D a partir de um raio X do osso quebrado do paciente. O "Cortex" foi inventado por um estudante da Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia. Aqui vemos como a tecnologia está cada vez mais ajudando na medicina. 

gesso 3d



(1_BIO_LIC_VB_DAYANE_ALMEIDA) ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O ESQUELETO HUMANO...

Os ossos têm grande importância no corpo humano, como nos outros seres vivos.  Além de sustentar e proteger tecidos moles, também serve de reserva de minerais e gordura.  Para tornar o ensino sobre o tecido ósseo mais interessante e chamativo para os alunos, podem-se apresentar algumas curiosidades sobre os ossos, pode ser muito bem explorado no ensino fundamental, mostrando para os alunos o quanto os ossos são interessantes. 
             Algumas curiosidades por exemplo: 
  •   O fêmur, osso da coxa, é o mais comprido do corpo humano. Numa pessoa de 1,80 metro, ele tem cerca de 50 centímetros. É também o ossomais forte do corpo humano. Apesar de ser oco, suporta mais peso do que o concreto.
  • O menor osso do corpo humano é o estribo, um dos três ossinhos que temos no ouvido. Ele mede de 2,6 a 3,4 mm, e pesa de 2 a 4,3 mg.

(1_BIO_LIC_VB_ERICK_PARIZE) REVISE SEUS CONHECIMENTOS DE FORMA DIVERTIDA

A maior dificuldade no ensino de Anatomia óssea, geralmente, é saber e identificar a infinidade de nomes que cada osso e suas partes possui. Desta forma devemos procurar maneiras divertidas de auxiliar nesse conteúdo. 
Esse jogo é simples e ajudará no estudo e fixação desses diversos nomes. O mesmo consiste em identificar em uma imagem os diversos osso e suas partes. 

O jogo é indicado para alunos de graduação para ser utilizados em seus estudos:

(1_BIO_LIC_VB_MILENA DE ALMEIDA) MÚSCULOS E OSSOS, ALICERCES DO CORPO


O corpo humano é considerado um milagre da evolução, sendo ossos e músculos os alicerces e o corpo possui inúmeras complexidades. O vídeo abaixo demonstra com uma linguagem simples algumas funções dos músculos, bem como dos ossos, demonstrando algumas das complexidades do corpo humano. Desta forma o vídeo pode ser aplicado aos alunos do ensino fundamental para que tenham uma melhor compreensão sobre a forma anatômica e função do corpo humano.


Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=M9ja2c08W44  >, acesso em 18/05/2014.

(1_BIO_LIC_NB_MICHELI_DE_ALMEIDA) APRENDA ANATOMIA HUMANA JOGANDO

Anatomia é muito interessante, porém alguns têm dificuldade em aprender seus muitos nomes, isso não é mais um problema! Com esses jogos encontrados no seguinte blog você verá como é divertido aprender anatomia. Os jogos deste blog abrangem não somente um tema da anatomia, nele são apresentado vários, ossos, músculos, sistemas... Entre outros. Este blog é indicado para alunos de graduação como material de estudo, ou para professores de graduação indicarem para alunos, que não têm conhecimento do blog, para que haja melhor fixação do conteúdo dado. 
 

domingo, 18 de maio de 2014

(1_ BIO_LIC_NB _VANESSA_RECHETZKI) CADA CANTO SEU TEM UM NOME! CORRE CONHECER ALGUNS...






   Baseando-se na osteologia (ciência que estuda os ossos), literalmente cada canto do nosso corpo tem um nome!
   Cada osso tem diferentes partes, como a extremidade, uma protuberância, concavidade ou uma depressão, onde cada uma possui uma nomenclatura. E isso graças a Anatomia Humana, que estuda as partes do corpo humano.
   Sem mais delongas, segue algumas imagens de ossos do corpo humano, com o nome de cada parte, como exemplo. Assim você poderá saber que cada canto tem um nome em você!









Disponível em: <http://www.dicasdesaude.info/estetica/ossos-e-musculos> e <http://saradallalba.blogspot.com.br/2011_07_01_archive.html >, acesso em 16/05/2014.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

(1_BIO_LIC_NA_VALÉRIA_SOUZA) VASOS SANGUÍNEOS

Em pesquisa, achei este blog de anatomia humana que fala sobre os vasos sanguíneos. Ele possui uma linguagem fácil e simplificada do conteúdo a ser apresentado. Esse conteúdo pode ser trabalhado em uma aula no ensino médio sobre pressão arterial, por exemplo.

Disponível em: <http://www.auladeanatomia.com/cardiovascular/vasos.htm>, acesso 14/05/14.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

(1_ BIO_LIC_NB _BRUNA_ANGELINA_MAYER) O ESQUELETO

O seguinte vídeo mostra de forma muito interessante, e com uma linguagem fácil o esqueleto. Abordando inicialmente algumas formas em vários animais, mas focando no esqueleto humano, em suas funções, movimentos, estrutura básica, composição, origem e curiosidades. Traz no final um resumo, com a finalidade de fixar algumas informações importantes.
A apresentação de um vídeo em sala torna a aula diferenciada, o que chama a atenção dos alunos. Este vídeo seria ideal para ser aplicado a alunos do Ensino Fundamental.

(Obs.: A "rótula" citada no vídeo é um termo ultrapassado, atualmente é denominada "patela").


Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nf5FEQDowMY>, acesso em 11/05/2014.

(1_BIO_LIC_NA_LETICIA_MARIA_BUENO_GANASSOLI) JOGOS DE ANATOMIA HUMANA, TESTE SEU CONHECIMENTO!

Nesse blog de anatomia humana contém vários jogos didáticos para testar seu conhecimento em qualquer sistema do corpo humano.Nele você escolher em responder questões teóricas referente aos sistemas,ou práticas.
Divirta-se!

Disponível em: <http://anatogames.blogspot.com.br/>, acesso em 11/05/2014.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

(1_BIO_LIC_​NA_Claudio​_Eduardo) APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE OSSOS, JOGANDO.


   Em uma das pesquisas encontrei uma forma mais didática e simples de mostrar os principais ossos do corpo para seus alunos, jogando.
   Traz algumas informações incompletas, mas associada a um aula teórica complementar, seria uma maneira interessante de começar a falar sobre os ossos com alunos do ensino fundamental e alunos do ensino médio.
Disponível em <http://www.ticsnaeducacao.com.br/index.php?id=398> acesso em 08/05/2014.