O vídeo postado mostra toda a parte do sistema esquelético e muscular, ideal para fazer uma revisão com os alunos ou até mesmo colocar antes da aula.
O sistema esquelético possui 206 ossos que fazem a sustentação do organismo e a proteção dos nossos órgãos. Nosso esqueleto divide-se em Axial e Apendicular. O Axial compreende os ossos da cabeça, pescoço e tronco e o Apendicular é composto pelos membros superiores e inferiores.
No vídeo fala-se da formação dos ossos, do periósteo que é um tecido conjuntivo denso que recobre a superfície do osso, dos vasos sanguíneos que fazem a nutrição, da medula óssea amarela e vermelha nos ossos longos. Existe a articulação que é a união entre os ossos que faz com que nosso esqueleto possa se movimentar.
Quando acontece uma fratura, nossos ossos são capazes de fazer a reconstrução e o remodelamento para engrossá-los e fortalecê-los nas áreas de maiores tensões.
Existem algumas doenças que podem atingir os ossos, como a osteoporose que atinge mais os idosos, ela é causada pela falta de minerais principalmente o cálcio, que faz o osso ficar mais poroso e fraco.
já o sistema muscular é responsável pela movimentação e a forma do nosso corpo. O corpo de um homem possui aproximadamente 640 músculos. Existem três tipos de tecidos musculares: o cardíaco, o muscular liso e o estriado ou esquelético.
Disponível em <www.youtube.com/watch?v=Dl5FSXRqotM>, acesso em 08/05/2014.
1_BIO_LIC_NA_LETICIA_MARIA_BUENO_GANASSOLI
ResponderExcluirGostei do vídeo,uma explicação bem esclarecida,com imagens em 3D,baseando-se nesse vídeo dá pra fazer uma aula bem interessante e didática com os alunos do ensino médio.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VB_PALOMA_NATHANE_NUNES_DE_FREITAS Excelente material! É de grande importância no processo de aprendizado, que nossos futuros alunos aprendam de forma simples, porém eficiente, a conhecer nosso cérebro e suas respectivas estruturas e funções, que vão desde, neurônios (células), até sua forma de comunicação. Por isso, materiais didáticos como por exemplo o vídeo acima, ajudam muito a ampliar o conhecimento a ser passado.
ResponderExcluirO blog anatomia em foco agradece a sua contribuição
ExcluirO blog anatomia em foco agradece a sua contribuição.
ResponderExcluir