A famosa “pontada”, dor forte sentida logo abaixo da região das costelas enquanto se realiza corrida, ou quaisquer outras atividades, pode ser ocasionada por dois motivos:
1. Esforço físico muito grande, maior do que o corpo pode aguentar – o que pode estar associado também à falta de condicionamento físico da pessoa;
2. Respiração errada enquanto realiza a atividade física, por exemplo, na hora de dar as passadas na corrida.
"Respirar muito superficialmente faz com que o diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen, contraia e relaxe rápido demais, podendo apresentar um espasmo, uma espécie de cãibra, e daí vêm as dores", afirma a educadora física Carolina de Sousa. Quando o estômago muito cheio pode levar o diafragma a entrar em espasmos, pois nessa condição o músculo ficaria tocando constantemente no estômago durante a inspiração. Recomenda-se uma alimentação saudável e moderada antes da atividade física, atentando para ingerir a quantidade necessária. Uma dica para evitar a "pontada" quando ela ocorrer é diminuir o ritmo da atividade imediatamente, procurando respirar profunda e vagarosamente, pressionando o local da dor com os dedos. Outra atitude que pode dar resultado é intensificar a respiração no momento da dor, expirando várias vezes de maneira forte e prolongada. Um fator importante para a prevenção dessas dores é a respiração. Para iniciantes em atividades físicas, o ideal é iniciar com um ritmo mais lento para acostumar-se com uma frequência respiratória, começando com aquecimentos antes das atividades sempre.
Acertar a respiração faz a diferença!
Abaixo podemos ver algumas dicas que podem ajudar a evitar as incômodas dores enquanto se exercita.
-Procure respirar inflando o abdômen, e não erguendo os ombros ou estufando o peito - uma respiração curta que provoca ansiedade e dá pouco fôlego. A respiração pelo abdômen relaxa o diafragma, enquanto a outra obriga o músculo a se contrair e relaxar muito rapidamente, com intervalos muito curtos, o que pode provocar as pontadas.
-Vale a pena ressaltar que necessitamos realizar exercícios físicos com frequência, (pois estes auxiliam na calcificação dos ossos, nos garantindo ossos mais fortes) atentando para estes cuidados com a respiração, evitando assim as famosas “pontadas”.
Disponível em: <http://corpoacorpo.uol.com. br/fitness/treino-aerobico/ saiba-como-acabar-com-a-dor- do-lado-na-hora-da-corrida/ 2212>, acesso em 21/05/2014.
1_BIO_LIC_NB_Samara_Santos
ResponderExcluirÉ Assim Que Percebemos Então Como Uma Fina "Camada"Tem Tanta Importância! Muito Interessante A Postagem, Eu Realmente Nã Sabia O Que Causava Aquela dor Desconfortável.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NB_Welton
ResponderExcluirMuito interessante, a respiração faz toda a diferença mesmo. E mesmo sendo difícil, precisamos encontrar um tempinho e fazer exercícios, acertando a respiração para não causar essas dores. Vale lembrar que exercícios previnem a osteoporose ;)
O blog Anatomia em Foco agradece a sua contribuição.
ResponderExcluir