Muitas vezes, ao se estudar determinados músculos, articulações ou outras estruturas anatômicas, as mesmas podem estar laceradas ou colabadas devido ao excesso de uso; ou até mesmo devido à má dissecação e a dificuldade de se conseguir cadáveres para estudos. Podemos pensar então na utilização de um atlas, mas o mesmo não nos dá a mesma imagem tridimensional de uma peça anatômica a qual podemos sentir manualmente. Também não precisamos de luvas e nem da fragrância "deliciosa" do formol. Por isso, a peça anatômica industrializada tem suas vantagens. E pensando nisto, resolvi postar este vídeo explicando como são feitos os moldes anatômicos. É evidente que os materiais sintéticos não substituem os cadáveres. Isto foi até uma tese de doutorado da USP de Thelma Renata Parada Simão Marsola (Doação Voluntária de Corpos para Estudos Anatômicos, 2013), onde na aplicação de um de seus questionários, indaga se podem ser substituídos cadáveres por materiais sintéticos ou tecnologia de imagens (ressonância, tomografia...), 78,5% dos entrevistados responderam que não (p. 60). Porém, como seremos futuros educadores, poderemos nos deparar com alguns questionamentos dos nossos alunos: ¨como é feito esta peça anatômica? É feito manualmente, mecanicamente; é pintado a mão ou robotizado? Para que tenhamos o devido conhecimento, aí está o vídeo.
MARSOLA, T. R. P. S. Doação Voluntária de Corpos para Estudos Anatômicos. Tese de Doutorado da USP. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/ teses/disponiveis/10/10132/ tde-05082013-120751/pt-br.php.>, acesso em 25 maio de 2014.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1_BIO_LIC_NA_Cristian_Nascimento
ResponderExcluirÉ muito bom esse ensinamento, pois mostra perfeitamente como são feitas as peças anatômicas, a maioria dos alunos não tem conhecimento de como realmente é montado e esse vídeo demonstra cada detalhe e o cuidado que o artista tem com cada uma das estruturas. A peça não é trabalhada de qualquer jeito, vemos que há um sigilo para que esse objeto fique no mínimo parecido com a ferramenta anatômica que temos no laboratório.Parabéns!
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NA_Tais_Bianca_Maia
ResponderExcluirPeças anatomicas ajudam muito para o entendimento do contedo, com certeza se usassem seria uma boa usar em escolas tbm!
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir