Participação final

Comentário 3

sexta-feira, 23 de maio de 2014

(1_BIO_LIC_VB_MILENA_SERENATO) O QUE O SEDENTARISMO PODE ACARRETAR:

A postura do ser humano passou por grandes alterações durante milhares de anos. Segundo a teoria da evolução de Darwin, nossos ancestrais passaram por etapas. Inicialmente viviam em árvores, depois para o solo firme sobre quatro apoios, e para a atual posição bípede. Porém, somente com modificações em sua estrutura original, que a coluna vertebral se acomodou a posição vertical. Se observada de perfil, a coluna vertebral tem quatro curvas fisiológicas que tem por objetivo distribuir as forças que atuam sobre o corpo humano. (DETSCH; CANDOTTI  apud ASHER, 1976 BLACK, 1993).
Hábitos errados como: manter-se muito tempo em uma única posição, carregar peso excessivo e a falta de atividade física podem gerar desvios anormais ou acentuamento de curvas normais na coluna vertebral, denominados desvios posturais. Que muitas vezes levam o uso incorretos das outras articulações corporais, enrijecimento e encurtamento dos músculos, quadros de dor e alterações visíveis na coluna vertebral.
Na escoliose, há uma ou mais curvaturas na coluna em sentido lateral, perceptível em uma posição ventral ou dorsal. Na hiper cifose, há um aumento anormal da curvatura da região dorsal (costas), dando à pessoa um aspecto de corcunda. E já na hiper lordose ocorre um aumento anormal da curva lombar, dando-nos a impressão de que as nádegas destas pessoas são mais salientes.                          






Tanto no ensino fundamental como no ensino médio,onde o estudo do corpo humano é apresentado na matéria de ciências e educação física, respectivamente, serve como alerta aos alunos que sentam incorretamente, e carregam mochilas pesadas e de forma errada. E assim, vai o incentivo da prática de esportes, para se ter uma boa saúde.
Vale ressaltar, que uma vida saudável não depende só da atividade física e sim de uma alimentação adequada, já que a obesidade também pode acarretar a desvios posturais.

DETSCH, Cíntia; CANDOTTI, Claudia Tarrago. A incidência de desvios posturais em meninas de 6 a 17 anos da cidade de Novo Hamburgo. s.l., s.d.


6 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VB_Barbara_Ressetti_da_Silva
    Acho muito importante trabalhar com os alunos sobre esse tema, quando eles aprendem sobre um tema costumam comparar e perceber no seu cotidiano. Quanto antes for descoberto um desvio postural e que pode ser revertido, sera mais fácil seu tratamento.
    Uma das técnicas usadas para a correção dos desvios posturais é a R.P.G.(reeducação postural global). Ela consiste em uma teoria chamada de campo fechado, onde esclarece que para o ser humano conseguir realizar seus movimentos ele depende da harmonia das cadeias musculares com suas contrações e descontrações.
    Esse método não utiliza o uso de medicamentos, utiliza se apenas de manipulações vertebrais e membros, alongando e liberando a musculatura que com o passar dos anos através de postura incorreta acaba atrofiando.
    Encontrei este site que explica mais detalhadamente essa técnica e apresenta outros tratamentos para a coluna.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_NA_THAIS_MAIA
    O conteúdo se trabalhado em sala de aula, favoreceria muito a compreensão do aluno. Por ser bem acessível possibilita inúmeras formas de aplicação, podendo ser elas nas áreas de saúde, anatomia humana entre outras. .

    ResponderExcluir
  3. O blog Anatomia erm Foco agradece a sua contribuição.

    ResponderExcluir