A Osteogênese Imperfeita é uma doença genética e/ou hereditária. Vulgarmente conhecida como “doença dos ossos de cristal”, ela se caracteriza pela fragilidade com que ocorrem as fraturas, sendo elas espontâneas ou por movimentos simples, como um abraço.
Esta doença pode ser classificada em quatro tipos, de acordo com sua gravidade. Pelo fato de não ser muito conhecida, não possui um estudo epidemiológico, porém segundo a Associação Brasileira de Osteogênese Imperfeita (ABOI), em nosso país, cerca de 12 mil indivíduos convivem com a doença.
O vídeo abaixo, realizado pela Universidade Católica de Pernambuco traz detalhes da doença e seu tratamento, mostrando casos e relatos, de portadores, familiares e médicos.
Disponível em: <http://www.hcrp.fmrp.usp.br/ sitehc/informacao.aspx?id=549& ref=1&refV=12>, e < http://hotsites. diariodepernambuco.com.br/ vidaurbana/2013/osteogenese- imperfeita/index.shtml >, acesso em 20/05/2014.
1_BIO_NB_Luiz Camargo
ResponderExcluirMuito interessante o seu trabalho, com uma boa elucidação sobre as características patológicas da doença óssea e sua incidência; o tratamento associado a um vídeo simples e bem elucidativo sobre a patologia
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir